Como Socorrer Alguém na Hora do Engasgo

Dieta Mediterrânea
22/04/2019
Morte do Modelo Tales Cotta
02/05/2019

Como Socorrer Alguém na Hora do Engasgo

O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão.

Na hora que alguém engasga, muita gente não sabe o que fazer. Dois policiais militares de Marília (SP) protagonizaram na noite de segunda-feira (15) uma cena dramática de salvamento de um bebê de apenas 21 dias de vida, vítima de engasgamento.

Resultado de imagem para engasgo

O vídeo de câmeras de segurança da sede da PM mostra um pai com um bebê no colo e uma mãe chegando desesperados a um quartel. Eles estão em busca de ajuda para o filho que está engasgado e sem respirar. No vídeo, o pai entrega a criança desacordada aos policias. Os PMs finalmente conseguem desengasgar e reanimar o recém-nascido, para alívio dos pais Osvaldo e Kelly.

Para saber o que fazer em casos como esse, o Bem Estar convidou a pediatra e consultora Ana Escobar. O procedimento padrão para bebês é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão. Já em menores acima de 1 ano, adultos e idosos, o recomendado é a manobra de Heimlich, uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

Uma dica é: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar. Nesse caso, tranquilize-a e espere que ela melhore. O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.

Receba nossas notícias por email.

Fonte: Programa Bem Estar – Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco